A Intel está atualmente em negociações com a Microsoft para colaborarem no desenvolvimento da próxima geração de consoles Xbox. A proposta em questão é a criação de um SoC semi-customizado, orgulhosamente “100% americano”, concebido desde a fabricação do silício até sua embalagem, inteiramente nos Estados Unidos.
De acordo com o canal de YouTube “Moore’s Law is Dead”, a Intel está visando assumir o lugar atualmente ocupado pela AMD, que é responsável pelos SoCs dos consoles Xbox Series, combinando CPUs Zen2 com iGPUs RDNA 2, para cumprir as exigências do DirectX12 Ultimate.
A Intel, impulsionada por avanços tecnológicos significativos, busca expandir suas operações, com ênfase em suas microarquiteturas de CPU e gráficos de próxima geração. Em 2024, aguardamos a introdução da estrutura Xe² “Battlemage” e já temos entre nós os processadores “Meteor Lake”.
Considerando os rumores de que a Microsoft planeja lançar uma nova plataforma por volta de 2026, é provável que empreguem tecnologias ainda mais avançadas, como os processadores “Lunar Lake” ou “Panther Lake”, bem como as iGPUs Xe³ “Celestial”.
Vale ressaltar que não seria a primeira vez que a Intel e a Microsoft colaborariam no desenvolvimento de um console. O Xbox original, lançado no final de 2001, contava com a CPU Pentium 3 “Coppermine” da Intel, em conjunto com a GPU GeForce 3 da NVIDIA.
Se a Intel for selecionada para trabalhar com a Microsoft na produção do próximo console Xbox, é esperado que entreguem uma APU customizada para otimizar os clocks da CPU e GPU, e até mesmo integrem a NPU para cargas de trabalho de inteligência artificial no novo dispositivo.
Apesar dos rumores sugerirem que o próximo Xbox possa apresentar CPUs Zen5 e RDNA 5 da AMD, a Microsoft ainda não fechou contrato com nenhum fabricante.
Por outro lado, a Sony já tem acordos firmados para dois dispositivos, possivelmente incluindo o PlayStation 6 e um novo dispositivo portátil da Sony Interactive Entertainment.
Um ponto a ser considerado é que o arquiteto por trás do Xbox One, Xbox One X e Xbox Series X, John Sell, mudou-se para a Intel em 2019. Com sua experiência, a transição e integração de um novo SoC para os consoles Xbox não seriam tão desafiadoras quanto poderiam parecer.