A Wonder Interactive revelou que está desenvolvendo uma versão da Unreal Engine 5 para navegadores. Uma tela demonstrando o funcionamento desse recurso foi compartilhada no Twitter/X e ainda está em fase de testes.
A empresa está utilizando um API WebGPU, que proporciona melhor desempenho e suporte aos recursos mais modernos para uso nos navegadores. Esse API também oferece um certo nível de acesso à GPU, resultando em uma renderização aprimorada e a capacidade de utilizar softwares até então não vistos em navegadores convencionais.
Very excited to share a sneak peek of Unreal Engine 5 running in WebGPU, with multi-threaded rendering, many performance optimizations, and the star of the show… an asset streaming system #ue5 #webgpu https://t.co/65mo3GGkl3
— Alex St. Louis (@AlexStLouis10) February 14, 2024
O CEO da Wonder Interactive, Alex St. Louis, afirmou que a versão incorpora renderização multithreaded e um sistema de streaming de ativos para a Unreal Engine 5, o que acelera ainda mais o carregamento das demonstrações gráficas.
Além disso, a empresa planeja trabalhar posteriormente no suporte para a engine Unity, Godot e O3DE para navegadores, conforme apresentado à Khronos, responsável pelo desenvolvimento do WebGPU.
Não foi anunciada uma data específica para o lançamento público da demonstração da Unreal Engine 5 rodando no navegador. Entretanto, as imagens divulgadas mostram a imagem de um carro, indicando a possível intenção de atingir a indústria automobilística, o que sugere que sua utilização para jogos pode levar mais tempo para se concretizar.
Investindo na Unreal Engine 5
Embora esta seja a primeira demonstração do WebGPU com a Unreal Engine 5, a Wonder Interactive já trabalhou com versões anteriores do motor gráfico.
Uma demonstração do API com a Unreal Engine 4.27 está disponível ao público, apresentando Spacelanders para os usuários testarem. No entanto, é importante observar que o carregamento é um processo demorado e idealmente deve ser realizado em desktop.
Enquanto o uso da Unreal Engine 5 para navegadores ainda está em estágio inicial, a indústria de jogos já começou a divulgar os projetos em desenvolvimento com a tecnologia fornecida pela Epic Games.
Tekken 8 e ARK: Survival Ascended são dois grandes títulos que atualmente utilizam o motor gráfico, e já foram anunciadas algumas experiências como Instinction e Smite 2. Há rumores de que sequências de jogos como Halo, Cyberpunk 2077 e Lies of P também serão desenvolvidas com a Unreal Engine 5.
Fonte: Videocardz