O ano de 2023 não se revelou favorável para os filmes live-action de super-heróis, conforme avaliações críticas. As gigantes do gênero, Marvel e DC, enfrentaram uma série de críticas, resultando em apenas um filme de cada estúdio alcançando a marca de 70% no Rotten Tomatoes, o que garante o selo “Certified Fresh“.
O encerramento do ano para os filmes de super-heróis, Aquaman 2: O Reino Perdido, não surpreendentemente, não obteve uma recepção positiva, registrando apenas 36% de avaliação no site.
Apenas Besouro Azul, da DC, e Guardiões da Galáxia Vol. 3, da Marvel, conseguiram se destacar no ano, com 78% e 82%, respectivamente.
Os demais filmes não conseguiram atingir ou superar essas pontuações. A classificação dos filmes live-action da Marvel e DC, do pior para o melhor desempenho, é a seguinte:
- Aquaman 2: O Reino Perdido – 36% (ainda em avaliação final)
- Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – 46%
- Shazam! Fúria dos Deuses – 49%
- The Marvels – 61%
- The Flash – 63%
- Besouro Azul – 78%
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 – 82%
Vale destacar que, embora não estejam na lista por serem animações, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, com 95%, e As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, com 96%, obtiveram pontuações significativas no Rotten Tomatoes, evidenciando a força das animações no cenário cinematográfico.
No universo das séries, especialmente da Marvel, os resultados também não foram completamente satisfatórios.
Invasão Secreta alcançou apenas 53% de avaliação, enquanto a segunda temporada de Loki recebeu uma resposta mais positiva, atingindo 82%.