Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar a era dos super-heróis sem a saga dos X-Men, lançada nos anos 2000. A franquia mutante possibilitou a adaptação de diversas produções posteriores, incluindo a criação do Universo Cinematográfico da Marvel. No entanto, mais incrível ainda é pensar em outro ator que funcionasse tão bem como Charles Xavier do que Patrick Stewart.
Stewart relembrou como foi chamado para dar vida ao telepata mutante e falou sobre a produtora Lauren Shuler Donner, que explicou detalhadamente quem eram os X-Men e o que se tratava o filme. Ele descreveu Charles Xavier como um “telepata paraplégico” que lidera um grupo de mutantes heroicos chamados X-Men.
No início, o ator tinha preocupações quanto à semelhança entre seu personagem e Jean-Luc Picard, protagonista de Star Trek: A Nova Geração. No entanto, o diretor Bryan Singer o convenceu de que os dois papéis eram distintos. E assim, Patrick Stewart se tornou um ícone como o Professor Xavier na trilogia original dos filmes mutantes e em outros filmes da franquia.