A PlayStation encerrou as atividades da Bluepoint Games, estúdio conhecido pelo desenvolvimento do remake de Demon’s Souls. A decisão faz parte de uma reestruturação interna da divisão de jogos da Sony.
Fundada no Texas em 2006, a Bluepoint Games tornou-se conhecida por suas remasterizações e remakes de alguns de seus títulos mais importantes, como o remake de Shadow of the Colossus para PlayStation 4 em 2018 e o remake de Demon’s Souls, título de lançamento do PlayStation 5 em 2020.
Com o lançamento de Demon’s Souls, vimos o início de uma nova geração de consoles e a consolidação do PS5 na indústria de jogos. Originalmente lançado para PS3 em 2009, Demon’s Souls foi o ponto de partida para a série de jogos que agora fazem parte da franquia “Souls” — uma série com foco em dificuldade e combate estratégico.
Segundo jornalista Jason Schreier, essa paralisação ocorre em um momento em que a empresa está realizando algumas mudanças estratégicas devido a uma revisão de investimentos e projetos internos da Sony; no entanto, não foram fornecidos detalhes sobre o número de funcionários afetados, nem foi confirmada a continuidade de nenhum desses projetos após a data do anúncio.
BREAKING: PlayStation is shutting down Bluepoint Games, the studio responsible for modern remakes of classic games such as Demon's Souls and Shadow of the Colossus, Bloomberg News has learned.A shocking end for a well-respected studio.
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2026-02-19T18:45:17.298Z
Nos últimos anos, a indústria de jogos eletrônicos passou por cortes e reorganizações em diversas empresas, refletindo mudanças de mercado, custos de produção mais elevados e novas prioridades de desenvolvimento.
Fonte: Bloomberg
