A Google revelou o Gemini, seu mais recente modelo de linguagem (LLM), que promete ser a Inteligência Artificial mais avançada até o momento, superando o conhecido GPT-4. O Gemini já está disponível para testes e será oferecido em três versões: Nano, Pro e Ultra.
O Gemini se destaca por ser um modelo multimodal, capaz de processar informações de múltiplas fontes, incluindo texto, imagens, vídeo, áudio e código. A Google o descreve como o modelo mais flexível criado pela empresa. No entanto, a versão mais robusta, o Gemini Ultra, só estará disponível no início do próximo ano.
De acordo com a Google, o Gemini Ultra alcançou os melhores resultados em 30 dos 32 testes acadêmicos de uso generalizado, ultrapassando por pouco o desempenho do GPT-4 da OpenAI. Com uma pontuação de 90,04% no MMLU (compreensão de linguagem multitarefa em massa), o Gemini é o primeiro modelo a superar especialistas humanos em um teste abrangente que inclui 57 disciplinas diversas, como Física, História, Medicina e Ética, além de demonstrar uma notável capacidade de resolução de problemas.