Cinema e TV

Califórnia aprova lei que exige consentimento para uso de IA em imagens de atores falecidos

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa da Califórnia aprovou um projeto de lei que exige o consentimento dos herdeiros para a reprodução de imagens de atores e artistas falecidos por meio de inteligência artificial (IA). O projeto de lei, conhecido como AB 1836, ainda precisa ser sancionado pelo governador Gavin Newsom.

O SAG-AFTRA, sindicato de atores de Hollywood, comemorou a aprovação da lei, que considera uma vitória na proteção dos direitos dos artistas em um mundo de IA generativa. A organização afirma que a lei garante que o uso de réplicas digitais de artistas falecidos em filmes, programas de TV, videogames, audiolivros e outros meios seja feito apenas com a permissão de seus familiares.

O filme Alien: Romulus, que utiliza tecnologia para recriar o rosto de um ator falecido, teve a permissão da família. O diretor Fede Alvarez afirmou ter obtido a autorização necessária para utilizar a tecnologia.

Alien: Romulus (2024), um novo filme da franquia Alien, se passa após os eventos de Alien: O Oitavo Passageiro (1979). A trama acompanha um grupo de jovens mineradores que invadem uma estação espacial abandonada em busca de um futuro melhor, mas encontram apenas dor e morte. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu.

Fonte: The Wrap

Dan

editor
Um entusiasta do mundo nerd, apaixonado por animes e programação.