Cinema e TV

Oscar 2024: Conheça Cillian Murphy, ator de ‘Peaky Blinders’, vencedor do prêmio de Melhor Ator por ‘Oppenheimer’

Compartilhar:

Na noite de domingo (10), Cillian Murphy levou a melhor e conseguiu o Oscar de melhor ator por sua atuação em “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan.

O filme aborda parte da vida do cientista conhecido como “pai” da bomba atômica, e já conquistou outros prêmios ao longo da temporada. Inclusive, o ator também se destacou no Globo de Ouro, também com o papel de melhor ator.

No entanto, muitas pessoas que não assistiram ao filme ou não acompanham o universo cinematográfico podem ficar perdidas sobre quem é Cillian Murphy. Nesse caso, vale conhecer mais sobre o grande premiado com o Oscar de melhor ator em 2024.

Via G1

Carreira de Cillian Murphy

Anteriormente conhecido por seus papéis secundários, o ator irlandês ganhou reconhecimento ao interpretar Tommy Shelby na série “Peaky Blinders”. A produção, que trata da história de uma gangue criminosa na Inglaterra, alcançou sucesso global durante suas seis temporadas, transmitidas entre 2013 e 2022.

Aos 47 anos, Cillian Murphy é o filho mais velho de dois professores da cidade de Cork, localizada na costa sudoeste da Irlanda. Antes de ingressar na carreira de ator, ele se dedicava à música, sendo membro da banda Sons of Mr Green Genes, onde tocava guitarra.

Embora tenha iniciado a faculdade de Direito, optou por abandoná-la para seguir com o grupo musical. Seus primeiros papéis relevantes como ator incluem os filmes “Disco Pigs” (2001) e “Extermínio” (2002), ambos dirigidos por Danny Boyle. Sua atuação em “Extermínio” chamou particularmente a atenção do diretor Christopher Nolan.

Além disso, o irlandês também participou de filmes como “Café da Manhã em Plutão” e “Voo Noturno” (ambos de 2005), bem como “Ventos da Liberdade” (2006). Ele recebeu elogios por suas performances em algumas peças de teatro aclamadas pela crítica. Apesar de não ser muito aficcionado pela mídia, Murphy possui boas críticas e relevância nos seus papéis.

Cinema recente 

Murphy fez audições para o papel de Batman no filme de 2005 dirigido por Nolan, mas foi Christian Bale quem acabou ficando com o papel. No entanto, na trilogia, Murphy interpretou o personagem Espantalho.

Ele e Nolan colaboraram em outros dois filmes: “A Origem” e “Dunkirk”. Em Oppenheimer, ambos voltaram aos holofotes, mostrando que a parceria deu resultados. Afinal, Murphy ficou com o Oscar de melhor ator, e Nolan conquistou o melhor filme de 2024.

Para o protagonista, foi com “Peaky Blinders”, série da BBC lançada em 2013, que seu trabalho alcançou reconhecimento internacional. Na série, Cillian Murphy interpreta o líder impiedoso de uma gangue criminosa em Birmingham, na Inglaterra, durante o período entre as duas guerras mundiais.

Seu personagem, com seu corte de cabelo e ternos distintivos, tornou-se uma influência na moda masculina. Em 2021, a série foi a mais procurada no catálogo da Netflix.

Via Reuters

Oscar de Melhor Ator 2024

A participação de Murphy em Oppenheimer, que o levaria até o Oscar de melhor ator, foi quase uma coincidência. Isso porque foi a esposa de Nolan, a produtora Emma Thomas, quem convidou o ator para interpretar o físico J. Robert Oppenheimer.

O diretor é conhecido por não usar telefone, e-mail ou computador, então ela foi responsável por intermediar o contato entre os dois. Em entrevista, o ator disse que ficou sem palavras, porém ‘emocionado, mais que emocionado’. Ainda, descreveu, para o jornal The Guardian, que é uma experiência de “explodir a mente”.

Após aceitar o convite, Murphy consolidou, ainda mais, sua carreira em Hollywood, varrendo as indicações da temporada 2024. Além disso, “Oppenheimer” foi o grande vencedor do Oscar 2024, recebendo sete estatuetas, incluindo melhor direção para Nolan, melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr. e o Oscar de melhor ator para Murphy.

Cillian Murphy também foi premiado com o Globo de Ouro e o Bafta de cinema por sua interpretação do personagem.

Fonte: G1

Dan

editor
Um entusiasta do mundo nerd, apaixonado por animes e programação.