Há uma semana, a Rockstar Games divulgou o primeiro trailer de seu próximo título da franquia Grand Theft Auto, desencadeando uma onda de entusiasmo entre os fãs.
Contudo, as discussões agora se voltam para detalhes técnicos cruciais, especificamente em relação à jogabilidade de 60fps no aguardado GTA 6.
O trailer, que quebrou recordes de visualizações no YouTube em tempo recorde, é objeto de uma intensa investigação pelos fãs, com análises minuciosas de cada frame gerando uma série de questionamentos.
O foco está voltado para a tecnologia incorporada no jogo e sua compatibilidade com os atuais hardwares.
A equipe da Digital Foundry empreendeu uma análise detalhada para abordar as indagações da comunidade em um vídeo analítico.
Desempenho do GTA 6 no Series S:
Ao discutir o desempenho no Series S, Richard Leadbette destaca a memória de vídeo como o principal obstáculo enfrentado pela Rockstar.
Embora os gráficos possam ser ajustados para se adequar à máquina, a discrepância na VRAM entre os consoles mais robustos e o Series S é uma consideração essencial.
Eles sugerem que, ao fazer ajustes como a eliminação dos reflexos com GI (Global Illumination), substituindo-os por SSR (Screen-Space Reflections) e reduzindo um pouco a resolução, o jogo poderá apresentar um desempenho satisfatório no Series S.
Quanto à possibilidade do GTA 6 não atingir os 60fps nos consoles da geração atual, Richard Leadbetter destaca que o lançamento em 2025 ocorrerá quando o PS5 e o Xbox Series X terão cinco anos desde seu lançamento em 2020, implicando mudanças no processo de desenvolvimento sem a obrigação de criar jogos cross-gen.
Perspectiva sobre 60fps:
Segundo Alex Battaglia, fazia sentido ter versões a 60fps no PS5 e Xbox Series X para jogos cross-gen, devido à demanda reduzida no CPU e à potência dos hardwares atuais.
No entanto, considerando que o GTA 6 será exclusivo para a geração atual e, historicamente, a Rockstar não opta por 60fps em mundos abertos, Battaglia acredita ser mais prudente manter os 30fps. Ele expressa surpresa caso o GTA 6 inclua um modo de 60fps no PS5 e Xbox Series X.
Significado de 60FPS:
“FPS” significa “frames per second”, ou “quadros por segundo”. Nos jogos, essa métrica é crucial, afetando a fluidez e a experiência visual.
Uma taxa de quadros mais alta, como 60fps, resulta em movimentos suaves, transições nítidas e uma sensação geral de jogabilidade mais responsiva.
Os fãs de GTA 6 já começam a analisar as implicações desse aspecto para garantir uma experiência de jogo satisfatória.
Fonte: IGN