Tech

NVIDIA Deve Aguardar Movimento Inicial da AMD com GPUs RDNA 4 Antes de Lançar as RTX 50

Compartilhar:

Há pouco mais de um ano, as atuais arquiteturas gráficas da AMD e NVIDIA chegaram e, com 2024 batendo à porta, estamos prestes a entrar nas novas gerações.

Segundo o Moore’s Law is Dead, o primeiro passo de uma delas dependerá do posicionamento estratégico da rival no final de 2024.

Fontes internas da NVIDIA indicam que a empresa está se preparando para o possível lançamento da série GeForce RTX 50 (Blackwell) no último trimestre de 2024, condicionado a diversos fatores.

A decisão está atrelada ao desempenho contínuo nas vendas das GPUs Ada Lovelace e à competitividade da AMD com suas GPUs RDNA 4 nas vendas de fim de ano.

NVIDIA RTX 50 rumor
Imagem: Moore’s Law is Dead

GPUs RTX 50 serão apresentadas na CES 2025

De acordo com informações privilegiadas do Moore’s Law is Dead, a NVIDIA, independentemente das circunstâncias, está planejando uma apresentação significativa destacando a eficiência da GeForce RTX 50 durante a CES 2025.

Uma fonte da empresa afirmou: “Então, de qualquer maneira, estaremos lançando a próxima geração no início de 2025.”

Em outras palavras, a NVIDIA parece sugerir que, embora tenha a capacidade de lançar as GPUs Blackwell até o final de 2024, pode optar por observar as movimentações da AMD durante o mesmo período e escolher lançar logo em seguida, talvez com apenas alguns meses de diferença.

Desempenho da RTX 50 vs. RTX 40

Quanto ao desempenho da GeForce RTX 50, fontes sugerem que o aumento de desempenho em rasterização da nova geração em comparação com as RTX 40 “pode não ser tão impressionante” quanto a evolução observada entre Ampere (RTX 30) e Ada Lovelace.

Alega-se ainda que a GeForce RTX 4090 teve um corte final de mais de 10% no desempenho. Portanto, se ameaçada pelas ações da AMD, a NVIDIA pode projetar a RTX 5090 para oferecer um aumento de desempenho semelhante à evolução entre as séries RTX 30 e RTX 40.

NVIDIA GeForce RTX 4090
Imagem: NVIDIA

Como observado pelo Moore’s Law is Dead, a NVIDIA poderia tirar proveito da diferença nas especificações e no consequente desempenho da RTX 4090 para introduzir uma versão Ti ou SUPER.

Além da série RTX 50, a NVIDIA ainda tem uma forte linha com as GPUs Ada Lovelace para 2024. Isso inclui o iminente lançamento da série RTX 40 SUPER, previsto para ser revelado em algumas semanas durante a CES 2024.

FonteMoore’s Law is Dead

Dan

administrator
Um entusiasta do mundo nerd, apaixonado por animes e programação.